terça-feira, 5 de junho de 2012

VAMOS SALVAR OS LAGOS BOLONHA E ÁGUA PRETA DA POLUIÇÃO


Os dois mananciais que abastecem 75% das residências da Grande Belém, os lagos Bolonha e Água Preta estão abandonados.
A denúncia é do educador e militante socioambiental, membro do Conselho Gestor do Parque Estadual do Utinga, José Oeiras, que participará da sessão especial em alusão ao Dia do Meio Ambiente na Câmara Municipal de Belém, amanhã, 06/06, a partir das 9hrs.
Dentre os objetivos da sessão, debater o “Pará + Rio + 20: Restauração Ambiental e serviços ambientais na perspectiva da implementação das politicas urbanas ambientais no Plano Diretor da Cidade”. Nesta perspectiva, a sociedade civil e entidades farão apresentações e sugestões para uma agenda “verde” na cidade.
De autoria do vereador Otávio Pinheiro, foram convidados para a sessão a SESAN, SEURB, SEMMA, o Grupo de Educação Ambiental da UFPA, Conselho Gestor do Parque Utinga, CODEM, Dr. Raimundo Moraes do Ministério Público Estadual, FAOR, IMAZON, Comissão de Meio Ambiente da OAB/PA, Fórum dos Lagos, representantes da Frente de Moradores Atingidos pelo projeto da Macrodrenagem da Bacia do Una, CNBB e movimento de catadores.
De acordo com o vereador Otávio Pinheiro, se faz necessário estabelecer uma agenda verde para Belém. “limpeza imediata dos mananciais com a retirada da vegetação das águas, um Plano Diretor de Manejo de proteção dos mananciais, um programa de educação ambiental com ênfase em recursos hídricos, a conclusão do PROSEGE que é o projeto de esgotamento sanitário para os bairros do Curió Utinga, Marambaia, Castanheira, Guanabara e Aguas Lindas, que é a única forma de proteção sanitária para os lagos’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário