Mesmo em convocação extraordinária apenas 16 vereadores passaram pelo plenário da Câmara de Belém para apreciar as mensagens encaminhadas pelo Executivo.
Por falta de quórum a sessão foi encerrada em clima tenso. As galerias lotadas por trabalhadores da CTBEL que aguardavam a votação da PCCR da categoria teve que ser esvaziada sob a convocação para apreciação da matéria somente para segunda-feira, 09/07. Em relação ao projeto da Prefeitura que propõe "alterar a denominação da Companhia de Transporte do Município de Belém para Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém - AMUB", a oposição se revezou nos disparos de críticas ao ambicioso projeto, que se aprovado, nomeará um presidente com mandato de 5 anos na Companhia.
O vereador Otávio Pinheiro, líder da bancada petista, afirmou que o PT votará favoravelmente a PCCR dos trabalhadores da CTBEL, mas nao compactuarão "com este golpe que é assinar um cheque em branco em relação à AMUB". O líder, apresentou 5 emendas, dentre elas propõe que os diretores de transporte, trânsito e de projeto obrigatoriamente terão que ser servidor efetivo da Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém - AMUB e que "a nomeação dos primeiros membros do conselho diretor será realizada pelo prefeito que tomar posse no dia 1 °de janeiro de 2013".
Outras matérias como o Plano Municipal de Cultura e os empréstimos requeridos pela Prefeitura serão votados no dia 09/07.